top of page
Buscar

Sistemas contra incêndio no setor de óleo e gás: principais medidas

Sistemas contra incêndios no setor de óleo e gás: principais medidas
Sistemas contra incêndio no setor de óleo e gás: principais medidas

Os sistemas contra incêndio no setor de óleo e gás representam soluções de engenharia de alta complexidade, indispensáveis para reduzir os riscos extremos de incêndios e explosões de hidrocarbonetos. Estes sistemas, projetados para ambientes agressivos (onshore e offshore), abrangem detecção especializada (gases, chama), supressão de grandes volumes com espumas e sistemas de água, além de canhões monitores e proteção passiva. Eles são essenciais para proteger vidas, ativos críticos e garantir a continuidade operacional sob as mais rigorosas normas internacionais de segurança.


Por que o setor de óleo e gás é considerado alto risco?

Ambientes de exploração, produção e refino de óleo e gás são considerados de alto risco para incêndios porque processam e armazenam grandes quantidades de líquidos e gases inflamáveis, como hidrocarbonetos como petróleo bruto, gasolina, diesel, gás natural, etanol. Há risco de vazamentos e de formações de nuvens de vapor inflamáveis, assim como estão propensos a faíscas, calor de equipamentos, eletricidade estática e descargas atmosféricas (raios).


Locais como plataformas offshore, refinarias, terminais de armazenamento e oleodutos são considerados ambientes hostis, e estão sujeitos a condições climáticas severas, corrosão e até risco de explosão.


Esses ambientes também contam com equipamentos de alto valor e infraestrutura valiosa, além dos próprios produtos (petróleo, gás e derivados); em caso de incêndio, podem causar acidentes graves, fatalidades, poluição e danos à reputação.


Quais são os principais sistemas contra incêndio no setor de óleo e gás?

Dentre os principais sistemas contra incêndio no setor de óleo e gás, estão:

  • Sistemas de detecção e alarme:

    • Detectores de gás inflamável (LEL): Essenciais para identificar vazamentos de hidrocarbonetos.

    • Detectores de chama (ultravioleta/infravermelho): Respondem à radiação emitida por chamas, ideal para líquidos e gases onde a fumaça pode não ser o primeiro sinal.

    • Detectores de fumaça (endereçáveis): Para salas de controle, escritórios, áreas elétricas.

    • Painéis de alarme inteligentes: Com capacidade de interface com sistemas de desligamento de emergência (ESD), controle de processo e válvulas de isolamento.

  • Sistemas de proteção ativa:

    • Sistemas de espuma: Disponíveis em baixa, média e alta expansão, indispensáveis para a cobertura de grandes áreas, tanques, diques de contenção e outros. A CF Sistemas é distribuidora da marca Firemiks no Brasil, tecnologia europeia 100% confiável em proporcionadores de espuma.

    • Canhões monitores (água ou espuma): Para proteção de grandes áreas, tanques de armazenamento e navios-tanque.

    • Sistemas de água (sprinklers e Water Mist/Água em Névoa): Para áreas onde a água é aceitável e eficaz, proporcionando resfriamento de equipamentos e supressão em áreas específicas, com menor consumo de água e menor dano colateral. A CF Sistemas é distribuidora do sistema Water Mist Sinorix™ no Brasil.

    • Sistemas de agentes limpos (CO2, Novec 1230, FM-200, Inergen): Para salas de controle, painéis elétricos, subestações, onde o uso de água é inviável.

    • Sistemas de pó químico seco: Para incêndios de Classe B e C de forma rápida, especialmente para vazamentos de gás.

  • Sistemas de proteção passiva: Barreiras corta-fogo para limitar a propagação, revestimentos para proteção de estruturas metálicas e sistemas de ventilação e exaustão adequados são fundamentais para proteger os ambientes. Sinalização de emergência e treinamento de brigadistas também devem ser reforçados.


Projeto ideal para sistemas contra incêndio no setor de óleo e gás

Não existe projeto ideal para sistemas contra incêndio no setor de óleo e gás, dada a complexidade dos diferentes ambientes, como plataformas de petróleo, refinarias e terminais de armazenamento. O ideal, mesmo, é realizar o PPCI e promover sistemas projetados sob medida por engenheiros e equipes com profundo conhecimento dos riscos e regulamentações do setor, como as equipes da CF Sistemas.


Além de um projeto responsável e que contemple a aprovação do Corpo de Bombeiros, é preciso lembrar da necessidade de inspeções e manutenções regulares para garantir a funcionalidade de todos os sistemas, bem como planos de resposta a emergências.


A CF Sistemas Proteção Contra Incêndio não só desenvolve projetos, mas fornece e mantém em pleno funcionamento sistemas completos, com diferencial de qualidade técnica e atendimento personalizado ao cliente.


A diferença entre a CF e as demais empresas do setor é que a CF Sistemas conta com estrutura física e técnica de ponta, e é destaque no Brasil exercendo suas atividades em todos os estados do país. 


Com amplo expertise no setor de proteção contra incêndios, a CF Sistemas está preparada para atender às necessidades da sua empresa ou negócio.


Entre em contato com a CF Sistemas agora mesmo para uma consultoria especializada e veja como podemos planejar e implementar os sistemas contra incêndio ideais para sua empresa!


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page